O backup em nuvem não se utiliza de estrutura física. As informações, os dados são armazenados digitalmente, na nuvem (armazenamento computacional clusterizada).
Quase tudo que acessamos, hoje, está em nuvem. São muitas informações. Quando acessamos um site de um banco ou mesmo seu aplicativo, em poucos segundos já adentramos e temos acesso a toda nossa vida financeira. Logo, necessitam estar em um local muito protegido. Todas essas informações estão armazenadas em nuvem.
Afinal, o que é armazenamento em nuvem???
É uma nova tecnologia, a qual faz o arquivamento de todos os seus dados em um servidor on-line. É uma máquina virtual, que faz uso de vários servidores físicos, armazenando os dados destes.
É possível armazenar, editar, compartilhar e excluir arquivos, documentos, fotos, vídeos, contatos e aplicativos livremente.
Para acessar esses arquivos armazenados em nuvem, é necessário apenas uma conexão estável com a internet. É com ela que acontece o gerenciamento e a edição de arquivos e pastas guardados no servidor on-line.
Através do armazenamento na nuvem, ocorre o gerenciamento da capacidade, da segurança e da resiliência, a fim de disponibilizar dados aos aplicativos em todo o mundo.
A partir disso, os aplicativos acessam o armazenamento na nuvem por meio de protocolos de armazenamento tradicionais ou diretamente usando uma API. Além disso, pode-se dispor de outros serviços complementares com o objetivo de auxiliar a coletar, gerenciar, proteger e analisar dados em escala massiva.