Confira o balanço geral e entrevista com o CEO da Harpo
                   Eduardo Teixeira após 30 dias de regime Home Office
Ética, respeito e Inovação são alguns dos valores que cimentam a base de trabalhado da Harpo desde sua fundação. Mais do que palavras utilizadas para descrever a empresa, são nossos guias para o desenvolvimento e ampliação constante.

Temos como intuito final o zelo com nossos parceiros. E é lógico que nossa postura, que busca por fim o gerar resultados e buscar, constantemente, a inovação no tratamento da inteligência da tecnologia de dados, se aplica diretamente em nosso cuidado com colaboradores e corpo funcional.

Ações Práticas

Saindo do campo das ideias devemos, como uma empresa consciente, aplicar táticas de segurança e proteção àqueles que garantem a operacionalidade e qualidade do serviço da Harpo.

Por conta disso a Harpo decretou o regime de trabalho Home Office, mesmo antes dos decretos governamentais, para todos nossos colaboradores.

Passado um mês da instituição do Home Office dividimos agora algumas considerações sobre a experiência. E a análise de nosso CEO Eduardo Teixeira sobre a nova realidade da companhia.

Momento de Decisão

Antes mesmo dos decretos nacionais, federais e municipais a equipe de gerência da Harpo tomou para si o trabalho de entender a nova realidade que se aproximava e garantir a segurança e saúde dos membros da equipe.

A decisão veio na semana do dia 15 de Março, fruto de muita discussão e análise do desenvolvimento da pandemia a nível global e regional. Como coloca Eduardo Teixeira, sócio-fundador da Harpo “Estávamos acompanhado os acontecimentos fora e dentro do Brasil. Verificamos, também, que o aumento de caso suspeitos no estado de SP, inclusive na cidade de Bauru, estavam aumentando. E, pensando na saúde e proteção dos nossos colaboradores, resolvemos adotar o regime de teletrabalho.”

Preparativos

A instauração do regime de Home Office deve ser feita tomando as devidas precauções e análises sobre a realidade da equipe como um todo. Na Harpo não foi diferente, conversas sobre a estrutura em hardware e softwares que seriam necessários para o teletrabalho, ferramentas de comunicação e como garantir a operacionalidade foram pauta de diversas reuniões e conversas entre a gerência e demais colaboradores.

“Conversamos com cada membro da equipe para saber se todos teriam recursos (internet e computador) em suas residências.” lembra Eduardo. É de suma importância que tal levantamento seja feito com cuidado, dando ao colaborador total amparo para que ele possa realizar suas funções normalmente: “Levantamos as principais ferramentas que pudessem nos auxiliar, principalmente para mantermos a comunicação com todos os colaboradores. Adotamos todos os protocolos para que cada colaborador tivesse condições de exercer suas atividades.”

Passado um mês em experiência de Teletrabalho Eduardo Teixeira, CEO da Harpo e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de Tecnologia, postula “Acredito que, para o sucesso do home office, existem três pontos importantes:comprometimento, disciplina e organização. Percebemos que a produtividade da equipe não foi afetada.”

 

Garantindo a produtividade

A quarentena preventiva trouxe para o mercado uma nova realidade de organização. Nos desafiando a uma nova estrutura e cultura operacional. Para segurar a barra a Harpo se reinventou, como coloca Eduardo: “Tivemos que nos adaptar para o novo formato de trabalho. Fazemos reuniões diárias. Cada equipe faz os devidos alinhamentos das atividades a serem desenvolvidas.”

A nova metodologia de trabalho exige transformações tanto de nossos desenvolvedores quanto da equipe comercial: “Nesse período deixamos de lado as visitas. Para fazer contato com os clientes, utilizamos telefone, e-mails e ferramentas colaborativas onde criamos salas de reunião virtual.” Mostrando na prática a capacidade de reinvenção e inovação tecnológica que faz parte do DNA da companhia.

Segurança Empresarial

Parte da preparação para o regime de teletrabalho envolve diretamente a segurança online de nossos dados. VPNs, Firewalls, Acesso Remoto, termos e soluções que estão mais em evidência do que jamais visto no mundo PRÉ-CORONA. Mas que fazem parte do dia a dia da Harpo desde sua fundação.

De fato, trabalhar com segurança de dados nos proporcionou o conhecimento necessário para auxiliar nossos parceiros nesse novo desafio. Com dedicação constante da equipe trabalhamos para suprir toda necessidade de nossos clientes. Além disso preparamos uma série de reportagens informativas sobre o tema. Internamente a implementação de tal postura não foi diferente.

Levando em conta que além de nossos próprios dados devemos garantir a segurança de nossos parceiros, a Harpo tomou todas as ações possíveis para garantir um ambiente tecnológico seguro e operacional. “Em todo acesso remoto, feito no ambiente do cliente, nós utilizamos a VPN (Virtual Private Network). Dessa forma a conexão fica segura.”

Através de nosso trabalho diário e plantão 24/7, garantimos a segurança de nossos parceiros “Utilizamos ferramentas para controle de acesso e monitoria do parque tecnológicos (servidores, banco de dados, etc.) dos nossos clientes. Todas as atividades técnicas são controladas pelos gestores.” explica o CEO da Harpo Eduardo Teixeira.

Além disso, foi no período da quarentena que desenvolvemos soluções com o HARPO VPN que garante o acesso direto e seguro para a Nuvem Oracle. Confira mais sobre o produto em nossa reportagem especial:

Segurança e operacionalidade

Sobre a nova realidade de trabalho Eduardo é categórico “É uma mudança de cultura. Temos que nos reinventar. E o mais importante de tudo é a preservação da saúde de todos os indivíduos.”

No entanto é de suma importância que a preocupação com os colaboradores esteja aliada a uma preparação para a continuidade dos trabalhos de uma companhia: “Se as empresas se organizarem, disponibilizarem recursos aos seus colaboradores e fazerem uma boa gestão, nada impede de adotarem o regime de teletrabalho.”

Mais Informações:

Frente a tal desafio a Harpo preparou uma série de reportagens e soluções para auxiliar nossos parceiros a implementação do teletrabalho. De Kit Home Office a táticas de segurança, passando por VPNs e experiências anteriores. Conheça nossos serviços, soluções e se proteja da melhor maneira!