O Agente

Em meio a toda a discussão, medo e pandemia o grande desafio é se manter seguro. Segurança em suas múltiplas designações: no ambiente de trabalho, no comprometimento com clientes, na saúde e trabalho de seus colaboradores. Para garantir o melhor plano de ação é necessário conhecimento sobre o cenário atual. 

Universidadesórgãos de saúde e grandes portais de notícias tem disponibilizado conteúdo gratuito a respeito do Coronavírus. Aproprie-se destas informações para garantir a melhor conduta empresarial possível. 

É necessário entender de fato o que é e quais os riscos do coronavírus, por exemplo, e quais são as melhores ações as serem tomadas no ambiente de trabalho.

Ações empresariais

Além de um cuidado redobrado com higienização, disponibilização de álcool gel e coisas do gênero uma grande dúvida que paira nas empresas atualmente: e o Home Office, é possível?

A regência legal do trabalho remoto vem a partir da Lei 13.467/2017 e dos artigos 75 e 76 da CLT. Segundo os artigos configura-se como teletrabalho: “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”

Home Office no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa a respeito de Características Adicionais do Mercado de Trabalho (2012-2018) houve um aumento significativo de pessoas que trabalham em casa no últimos anos. Entre 2016 e 2017, o número de trabalhadores home office aumentou 16,2%. Entre 2017 e 2018 o crescimento foi ainda maior atingindo 21,1%.

Em coluna a respeito da relação do coronavírus com o home office, Luiz Otávio Camargo Pinto, presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades coloca que “As empresas estão reconhecendo, de forma espontânea ou não, que a prática de reuniões, encontros e eventos presenciais, também podem ser realizados de forma virtual com maior eficácia e menor custo.”

A nível oficial os fatos são: quanto menor a  circulação, concentração de pessoas, mais difícil a disseminação do vírus em grande escala.

Como pontua o Dr. Célio Pereira de Oliveira Neto em entrevista à CBN Paraná: “estamos diante de uma pandemia onde em nome da própria segurança do trabalhador, nós temos aqui um valor condicional maior, que é o direito à vida, saúde, segurança e local de trabalho.” dando margem assim para a adoção em caráter emergencial do regime home office. Dr Célio é Advogado trabalhista e Diretor Jurídico da SOBRATT – Regional Paraná.

Garantindo a Segurança

De maneira prática é necessário que junto ao mindset do colaborador, que deve encarar o trabalho em sua casa com a mesma seriedade das horas no escritório – confira algumas dicas aqui. As próprias companhias devam tomar medidas de segurança para este momento tão delicado. 

Como pontua o Dr. Célio Neto “a própria empresa deve se preocupar com a forma de acesso do seu servidor e dos seus dados.” Estabelecendo normas e práticas de proteção de dados como política para todos os colaboradores. Como por exemplo: “Uma das questões importantes dentro de uma política de teletrabalho, é que não haja o acesso por rede pública, e sim por rede particular.”

Para empresas que adotarem o Home Office, Rodrigo Maia – Diretor de Projetos da Harpo tem algumas dicas: “façam um plano para que isso aconteça. E aí entra: medidas de segurança, gerar manuais de boas práticas para os funcionários, talvez até o que o funcionário realmente leve o notebook da empresa para casa porque lá já vão ter os antivirus e as regras de segurança da empresa.”

Soluções

Práticas como o uso de VPNs e Antivírus confiáveis, disponíveis pela Harpo auxiliam na garantia de operações seguras e a salvo de ciberataques baseado em medo e pânico.
Através da instalação de Firewalls como os da SonicWall ou então soluções de hiper disponibilidade de dados como o sistema ROBOs da VEEAM, você garante a segurança de seus colaboradores durante esta pandemia e ao mesmo tempo a manutenção das operações diárias de sua empresa.

Profissional Autônomo


Para o profissional independente a lógica permanece a mesma. Ainda que ele tenha a autonomia de se manter em casa e portanto garantir sua integridade física, há de se levar em consideração a necessidade de proteção de dados. Especialmente quando se percebe a extensão de seu acesso a informações privilegiadas de seus clientes.

Para tal situação recomendamos os serviços de Backups, Antivírus e VPNs disponíveis no portfólio de soluções da Harpo. Não somente nesse momento de crise sanitária mas em seu dia a dia enquanto profissional capacitado que preza pela segurança de seus clientes.