Listamos 7 falhas comuns que precisam de mais atenção
Atualmente, é muito importante que as empresas tenham políticas de segurança para não afetar suas operações. Perder dados pode significar perder dinheiro e credibilidade, por isso, é importante ter um plano para reduzir os riscos. Além disso, corrigir problemas é mais difícil que os prevenir. Dessa maneira, é necessário criar políticas documentadas para segurança de dados, além de definir pessoas responsáveis por cada ponto. É impossível estar 100% protegido, pois falhas são descobertas todos os dias, no entanto, é possível minimizar os riscos.
Por isso, listamos as principais falhas que podem afetar a segurança dos dados de sua empresa:
Senha fraca
Essa pode ser considerada a principal falha. Hoje, se um funcionário coloca uma senha fácil de descobrir, isso pode tornar vulnerável toda a empresa, pois, a partir desse computador, muitas vezes, as pessoas podem ter acesso até mesmo ao servidor da empresa sem precisar de outra senha, dependendo de como estiver configurado. Por isso, é importante que os funcionários responsáveis por definir senhas e/ou fornecer criem senhas fortes: com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, sem usar palavras que são comumente conhecidas.
No modelo ideal, esse controle de senhas deve ser centralizado. Todos os funcionários devem ter acesso a seus computadores e esses computadores precisam autenticar em um servidor principal, onde é mantido o cadastro.
Não trocar a senha
É importante que o servidor esteja configurado para que o usuário tenha que trocar sua senha periodicamente. Dessa forma, no tempo determinado, o próprio servidor irá fazer o usuário trocar de senha e avaliar se é uma senha forte ou não. Além disso, é possível bloquear que a pessoa reutilize a mesma senha, sempre tendo que ter uma nova. O recomendado é que essa senha seja trocada a cada três meses.
Utilizar a mesma senha para várias atividades
Não é recomendado que o usuário tenha a mesma senha para diversas atividades, pois, assim, se ocorrer o vazamento de dados e uma senha for comprometida, todas as atividades estarão vulneráveis.
Armazenamento de dados confidenciais sem criptografias
Informações confidenciais como senhas, dados de cartões e dados da empresa devem ser armazenadas corretamente. Para isso, é importante ter um software que faça a criptografia desses dados. Além disso, empresas que têm dados de clientes também devem ter esse cuidado. Por exemplo, um e-commerce que guarda os dados do cartão de crédito do cliente, deve guardar essa informação de maneira criptografada, pois, se isso não acontecer, eles estarão vulneráveis.
Tráfego de dados sem proteção
Mesmo que todos os cuidados sejam tomados, se o site da empresa não tiver um certificado SSL, os dados do cliente que serão trafegados estarão sem proteção e, portanto, vulneráveis.
Falta de política de backup
Geralmente, existem dois tipos de falhas em relação a backup: o primeiro é, justamente, não fazer o backup. Assim, qualquer erro que pode acontecer, todos os dados serão perdidos.
O outro erro é não verificar periodicamente se o backup está sendo feito corretamente, além de suas configurações. Uma dica é fazer um backup fisicamente em outro local. Também é preciso verificar se o espaço de armazenamento para o backup está suficiente.
Atualização de software
Os softwares sofrem alterações constantemente, algumas delas são para melhorias, mas a maioria são para corrigir bugs, que, normalmente, são vulnerabilidades de segurança descobertas e corrigidas. Se a atualização não é feita, seu software continua exposto a essa falha de segurança. Nas empresas, isso é ainda mais importante, pois, num ambiente corporativo podem ter, por exemplo, 100 computadores, mas basta um estar vulnerável para atingir todos os outros. Por isso, é fundamental que exista uma política de atualização de software.