Cada vez mais é uma tendência das empresas focarem em seus próprios negócios e terceirizarem alguns processos e rotinas, por exemplo, a área de TI. Essa é uma decisão estratégica e oferece diversas vantagens.
A área de T.I. está em constante evolução, por isso, manter uma equipe atualizada e qualificada exige tempo e dinheiro, uma vez que a participação em cursos, palestras e qualificações deve ser constante. No entanto, treinamentos e certificações necessárias para operação exigem investimentos altos, além de produtos com tecnologia de ponta.
Uma excelente solução para que empresas de todos os ramos não precisem se preocupar com a área de T.I. e possam focar em suas atividades fim é a terceirização desses serviços. Estima-se que, atualmente cerca de 60% das empresas terceirizam serviços de T.I. Até mesmo para empresas que já possuem uma estrutura interna para essa área, terceirizar parte do serviço também pode ser vantajoso.
Vantagens
Redução de custos
Produtos e soluções em T.I. têm um alto custo para as empresas e a terceirização pode ser uma solução, já que irá transferir a responsabilidade para outra empresa. Além disso, manter uma equipe de T.I. é caro, já que cursos e certificações têm um alto custo, assim, terceirizando o serviço, a responsabilidade dessas atualizações será da empresa contratada.
Diversidade da equipe
Empresas de T.I., como a Harpo, possuem equipes qualificadas em diversos ramos. A área de T.I. é enorme e é preciso diversos profissionais para abranger todos os ramos necessários. Com uma equipe interna, esse número de profissionais será mais reduzido.
Não manter equipe interna
Manter funcionários internos gera custos para a empresa, já com a terceirização é possível contar com a expertise de um maior número de profissionais qualificados.
Qualidade
A terceirização também pode proporcionar para a empresa uma considerável melhoria e automatização de seus processos. Ao transferir suas demandas tecnológicas para empresas especializadas, é possível garantir mais qualidade e agilidade dos serviços, pois, todos os profissionais serão devidamente qualificados.
Inovação constante
Empresas focadas em T.I. também estão mais engajadas e focadas neste mercado específico, por isso, elas estão em constante atualização e investem frequentemente em melhorias. Dessa maneira, elas conseguem inovar e trazer as mais novas soluções para seus clientes. Em uma equipe interna, essas inovações podem demorar um pouco mais para chegar.