Empresas apostam em armazenamento de arquivos na “nuvem”.
A cada dia, a tecnologia avança com mais rapidez e de forma benéfica para novos projetos. A partir disso, a sociedade tem se adaptado para que esses benefícios sirvam para facilitar a rotina de pessoas e empresas. Por exemplo, antigamente eram utilizados, com mais frequência, pen-drives e cartões de memória para guardar arquivos em geral. Hoje, muitos optam por salvá-los na chamada “nuvem” que, de forma on-line, mantém todos os documentos seguros e oferece uma capacidade de memória muito maior que os meios antes utilizados. A facilidade de acesso a esses arquivos também é um grande atrativo para quem decide contratar o serviço: basta um clique e todos os arquivos estarão disponíveis.
Pensando nisso, a Harpo, empresa bauruense especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, comercializa um sistema capaz de atender a demanda de clientes que estão dispostos a adotar essa forma de armazenamento. Eduardo Teixeira, um dos sócios da Harpo, explica que este recurso está em grande crescimento, pois o serviço é uma tendência que avança junto com a tecnologia. “Essa ideia é o futuro dos armazenamentos e hoje vivenciamos um movimento de migração à nuvem, já que cada vez mais se torna inevitável utilizar um servidor cloud, devido a facilidade que o cliente vai encontrar” afirma.
Inovação
Apesar de revolucionário, o método de armazenamento em nuvem ainda está sendo difundido e conhecido entre o universo corporativo, principalmente no Brasil. Assim como as locadoras de filmes, que perderam espaço para a nova plataforma digital, a Netflix, os dispositivos de memória como pen drives, estão na lista para entrar em obsolescência, ou seja, deixarão de ser úteis devido à praticidade da nova tendência de armazenamento através de um servidor.
Eduardo Teixeira ressalta que esses acontecimentos podem não ter aviso prévio, mas que as corporações precisam estar atentas. “A analogia entre locadoras de filmes e a plataforma Netflix é um bom exemplo dessa predisposição. Tudo acontece de forma muito rápida e é necessário que as pessoas estejam prontas para essas atualizações, sempre acompanhando os novos serviços”, sugere.
Excelência e Segurança
Para quem deseja utilizar o cloud, a Harpo garante que a tecnologia de armazenamento em nuvem é uma ótima alternativa para a redução de investimentos em hardwares, aumento de flexibilidade, velocidade e agilidade, além da otimização de gastos em manutenção, pois a infraestrutura estará sempre em perfeito funcionamento. “As inúmeras vantagens e a garantia de proteção fazem com que o movimento de migração para a nuvem esteja cada vez mais inserido no mercado”, aponta Eduardo Teixeira.
Saiba Mais
Conheça algumas das soluções de armazenamento de objetos em nuvem, recomendadas pela Harpo.
Oracle Object Storage
https://www.oracle.com/br/cloud/storage/object-storage.html
Amazon Simple Storage Service
https://aws.amazon.com/pt/s3/
Microsoft Azure Blobs
https://azure.microsoft.com/pt-br/services/storage/blobs/