Simplificando, a computação em nuvem é a entrega de serviços de processamento, armazenamento, bancos de dados, redes e softwares pela internet (“a nuvem”) com recursos flexíveis e economias de escala.
Antigamente, era comum as empresas organizarem uma infraestrutura local para armazenar seus servidores, mas, com o passar dos tempos e a evolução das tecnologias digitais, surgiram soluções avançadas para facilitar o dia a dia das organizações.
Nesse sentido, a Harpo, empresa bauruense especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, oferece o serviço de transporte para a nuvem, que corresponde à migração da infraestrutura interna de uma empresa para a nuvem, seja armazenamento de dados, processamento, como também bancos de dados. Ou seja, toda a estrutura local, que ficava na sala de servidores, é convertida para a nuvem, assim, a empresa reduz sua necessidade de infraestrutura local para seus servidores, o que traz inúmeros benefícios, sobretudo redução de investimentos, menor necessidade de manutenção e mais segurança.
Eduardo Teixeira, um dos sócios da Harpo, explica que este recurso está em grande crescimento, pois o serviço é uma tendência mundial que avança junto com a tecnologia. “Essa ideia é o futuro do armazenamento e processamento. Hoje, vivenciamos um movimento de migração à nuvem, já que cada vez mais se torna inevitável utilizar um serviço cloud, devido a flexibilidade que o cliente vai encontrar” afirma.
Vantagens
Existem diversas vantagens do transporte para a nuvem. Uma das principais é a rápida recuperação de dados em possíveis catástrofes, deixando assim informações e processos mais seguros. Além disso, existe a redução de custos, pois a empresa irá pagar apenas pelo armazenamento e processamento que forem utilizados.
Outra vantagem é quando a empresa possui filiais. Nesses casos, no modelo tradicional a filial depende de acesso aos servidores da matriz, no entanto, quando acontece algum problema e, porventura, a matriz fique sem comunicação, todas as filiais têm suas operações paralisadas. Já com a computação em nuvem, isso não acontece e as filiais podem continuar operando normalmente. Além disso, com a computação em nuvem é possível centralizar todos os softwares da empresa em um único lugar.
Também é possível que a empresa ‘esteja em qualquer lugar’, ou seja, como os dados e softwares estão online, não é preciso estar em um lugar físico específico para poder acessá-los.
Solução Harpo
A Harpo oferece os serviços de migração para a nuvem, além de todo processo de acompanhamento, como sustentação, monitoramento e backups. Os serviços de nuvem são de grandes empresas como a Microsoft, o Google, a Amazon e a Oracle. O papel da Harpo é realizar a arquitetura, implantação do projeto na nuvem e assessorar na migração dos sistemas e dados.