Atualmente, uma empresa precisa se prevenir de perdas ou vazamento de informações, pois, isso pode gerar diversos problemas como processos judiciais e multas. A perda de dados também pode fazer com que a empresa pare de funcionar gerando altos prejuízos financeiros, algumas vezes irreversíveis.  De acordo com a IBM, só no ano de 2017, as empresas nacionais tiveram um prejuízo de R$4,31 milhões por causa de vazamento de dados. Além disso, quando isso ocorre há um grande prejuízo de imagem, pois, mostra para o público grande vulnerabilidade, perdendo assim, sua credibilidade no mercado.

Independente do porte da empresa, os custos com violação de dados são sempre um grande prejuízo e esses números vêm aumentando nos últimos anos. Segundo a Kasperky, de março de 2017 a fevereiro de 2018, no mundo todo, as grandes empresas tiveram um custo médio de 1,23 milhão de dólares por incidente. Já para as pequenas e médias empresas os prejuízos foram, em média, 120.00 dólares por incidente.

Empresas de qualquer porte estão sujeitas a perder seus dados. Por isso, o serviço de prevenção de incidentes é indicado para qualquer empresa que tenha dados, sistemas, planilhas de controle e etc.

 

 

Cuidados que devem ser tomados  

 

Para evitar grandes problemas, as empresas precisam tomar certos cuidados, pois, prevenir sempre muito mais vantajoso que solucionar esses incidentes. Desse modo, é importante fazer constantemente um backup. Também  é importante saber que falhas em backups é algo bastante comum, por isso, ele deve ser gerenciado e monitorado por especialistas, pois no caso de um incidente, o backup não pode conter falhas.

Desse modo, a principal recomendação é contratar uma empresa especializada para aplicar e manter políticas de segurança de TI embasadas nas principais boas práticas de mercado, tais como: backup, ambiente contingente, antivírus corporativo, equipamentos de segurança de internet, políticas de acesso aos dados da empresa, auditoria gerenciamento de acessos, aplicar métodos de prevenção da Lei de Proteção Geral de Dados.  

 

 

Solução Harpo para prevenção de acidentes

 

Na Harpo, o serviço para prevenção de incidentes é um trabalho personalizado e pontual, onde são usadas soluções específicas da Harpo, por exemplo, o Harpo Backup Professional e Harpo Total Care e ainda soluções dos parceiros representados pela Harpo. Esse serviço aborda toda a análise de risco (360º) do ambiente e desenvolve um plano de melhoria contínua. Além disso, também faz a monitoria e gestão de todos os recursos tecnológicos da empresa e atuação de especialistas sob demanda.