A jornada para Nuvem na pandemia e o controle de custos de infraestrutura

A jornada para a Nuvem em plena pandemia e o controle de custos de infraestrutura

Pensar em uma jornada para nuvem, em meio a pandemia, parece arriscado?  

De um lado da balança, o gerenciamento pleno de custos, possibilidade de escalada rápida, monitoramento completo e maior liberdade para a equipe de TI interna focar da gestão estratégica da empresa são alguns dos pontos chave para levar em consideração neste momento de transformação digital. Do outro, a pergunta permanece: vale a pena investir nesse momento? Conheça os aspectos principais de mudança que a jornada para nuvem traz ao dia a dia de sua companhia e tome uma decisão consciente. 

A equipe Harpo pode te auxiliar nesse processo e o mais importante: como o ambiente nuvem e ferramentas de monitoria aumentam o controle financeiro e impactam na gestão estratégica dos recursos de sua empresa.

E o bolso como fica? As praticidades do controle de investimentos no ambiente nuvem

Kesley Rennan, gerente de Projetos da Harpo deixa claro o contraste entre o ambiente on premises e a mudança para cloud: “Na estrutura física você faz um dimensionamento e compra uma estrutura X, com o passar do tempo essa estrutura é subutilizada, mas o investimento já foi feito. E é muito difícil reverter esse cenário, uma vez que já comprou.” Já em um ambiente em nuvem, a possibilidade de adaptação e customização de servidores e infraestrutura não envolve um risco de investimento tão grandeuma vez que o sistema em nuvem possibilita a escalada ou desprovisionamento de servidores com facilidade, adaptando o ambiente de acordo com a necessidade da empresa. 

Mas o que isso de fato quer dizer? Para as finanças de uma companhia, significa não perder dinheiro investindo em servidores subutilizados ou então dependência de uma renovação constante de parques tecnológicos. Ao optar pela migração digital e as ferramentas de monitoria Harpo você tem acesso em tempo real, 24/7, aos custos e performances de cada host, servidores e do ambiente digital como um todo. Facilitando o gerenciamento de recursos e investimentos na tecnologia de dados.

Saiba como a Harpo e a Transformação Digital podem ajudar a sua empresa a investir em tecnologia de maneira estratégica. 

O gerenciamento de custos de infraestrutura na prática

Uma vez na nuvem, o cliente tem controle completo sobre a relação de custos da nuvem e processamento de seu ambiente. Com poucos cliquesé possível desprovisionar um servidor e sentir a economia de recursos, já para o mês seguinte, ao invés de lidar com a compra de um servidor on premises que será subutilizado por anos após um grande investimento inicial. 

Na prática, no entanto, a situação mais comum é a inversa: quando há uma necessidade de expansão, o cliente pode solicitar a escalada de acordo com as suas necessidades. A expansão sob demanda, além de ser um processo efetivamente mais rápido, é analisada a preços estabelecidos, sem o alto impacto do custo de um novo servidor local. De maneira rápida, e com baixo risco de investimento, ou comprometimento econômico, o cliente pode aumentar sua capacidade de processamento, análise e trabalho.

Jornada para nuvem: controle de riscos

A diminuição de riscos é também um importante aspecto no processo de migração de sistemas.  Mitigar possíveis problemas, identificar pontos de risco e se preparar para eles é essencial para a jornada de migração. 

A Harpo possui uma equipe especializada em processos de migração que seguem uma metodologiaPMO própria para transpor ambientes de maneira segura e eficaz. O acompanhamento com o cliente é feito desde a análise e diagnóstico de infraestrutura até o momento final de migraçãoO controle e o monitoramento de ambientes, através das soluções de gerenciamento da Harpo, são feitos de maneira proativa e preventiva, diminuindo oriscos e auxiliando a equipe técnica de TI interna do cliente a focar no core da empresa e não em problemas de infraestrutura. 

Para Kesley Rennan, gerente de Projetos da Harpo, todo esse processo gera amadurecimento para o time, uma vez que “ele vai ficando mais seguro a maneira que vão sendo feitas mais vezes. É aquela velha frase: ‘a repetição leva a perfeição’ e agrega na maturidade da equipe.” 

CONHEÇA OUTROS CASES DE MOVE2CLOUD E MONITORAMENTO DA HARPO

Conheça o processo de migração de um dos maiores e mais tecnológicos centros de tratamento médico do interior paulista.

Acesse o case completo da migração para nuvem de uma das principais empresas no ramo de equipamentos agrícolas, fitness e náuticos do país.

MAIS INFORMAÇÕES?

Solicite contato de um dos nossos consultores.

    Portal de Notícias Harpo

    Acompanhe as publicações da Harpo saiba mais sobre o mercado de tecnologia

    Hirota em casa monitora equipamentos do frente do caixa com Arius Monitor

    Hirota em casa monitora equipamentos do frente do caixa com Arius Monitor

    Atualmente, 46 lojas utilizam o Arius Monitor e a expectativa é que a solução também seja implementada nos estabelecimentos que serão inaugurados nos…
    WINDOWS 365: PC por Streaming?​​

    WINDOWS 365: PC por Streaming?​​

    Conheça o último lançamento da Microsoft e saiba como ele irá funcionar na nuvem​
    A importância de Firewalls UTM para ambientes em Cloud

    A importância de Firewalls UTM para ambientes em Cloud

    Entenda como a Harpo e a Next SI ajudam você a otimizar o trabalho da sua companhia