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Indicadores de TI na tomada de decisões para o seu negócio

Atualmente, a tecnologia está presente em nossas vidas de diversas formas. Nas empresas e negócios, por exemplo, vem se destacando de maneira avassaladora e, devido a esse avanço, para se obter sucesso em um empreendimento é necessário utilizar as ferramentas tecnológicas corretas e ainda saber o modo certo de usá-las. Devido a busca constante por otimização das rotinas de trabalho, o cenário de T.I (tecnologia da informação) tem criado vários artifícios para gestão de projetos, que são ricas em potencial. Elas visam um melhor alinhamento estratégico da empresa.

Indicadores de T.I

Para uma melhor gestão, diversas empresas já têm  considerado alguns indicadores de T.I., que demonstram se a gestão da área está sendo eficiente ou não, além de apontar pontos-chaves para a melhoria da gestão empresarial, como possíveis riscos, falhas e pontos de atenção no processo. Além disso, com estes indicadores, é possível traçar metas a serem atingidas, as evoluções do negócio e ainda propor ajustes em tempo viável.

Estratégias e monitoramento

Para Rodrigo Maia, da Empresa Harpo Tecnologia de Dados, empresa especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, muitas vezes , as empresas vão crescendo e se esquecem de certos detalhes.

Por exemplo, são colocados diversos computadores, com capacidades inadequadas para a demanda e isso pode gerar um grande prejuízo, pois afeta diretamente a qualidade do produto ou serviço oferecido, explica.

Por isso, os Indicadores de T.I. são essenciais para que a equipe sinalize estes problemas.

Esses indicadores de T.I. são traçados de acordo com a estratégia da empresa, onde diversos pontos são definidos, por exemplo, a agilidade no atendimento. Os medidores indicarão o tempo, a qualidade e o que pode ser melhorado, afirma Rodrigo Maia.

Controle de demandas

Os indicadores de desempenho também são muito recomendados para empresas que, em certas épocas do ano, recebem um número maior de encomendas e vendas. Para que não haja uma sobrecarga do sistema, que permite apenas um determinado número de acessos, os indicadores interferem positivamente mostrando os períodos em que o sistema deve ser melhorado para que não cause problemas, tanto ao cliente, quanto à  equipe. “É preciso encontrar estes pontos, pois são extremamente importantes. Somente os indicadores poderão mostrar o que deve ser modificado para a melhoria do processo. Se não houver um monitoramento, não é possível saber quando este sistema poderá exceder o limite”, acrescenta Rodrigo Maia.

Tendência

A construção de painéis de monitoramento, que mesclam dados de negócio com dados técnicos, é uma tendência que vem se destacando nas empresas. Hoje, o sistema Business Inteligence possui um gerenciador que produz relatórios e gráficos de negócios, além de outros métodos que geram estes serviços para a área de T.I. O objetivo principal é criar uma junção dessas ferramentas. “Para que isto funcione, é preciso um conhecimento multidisciplinar de gestão e tecnologia, principalmente por parte das pessoas que implantam este tipo de projeto”, ressalta Rodrigo Maia.

Sobre a HARPO

A Harpo apresenta novos conceitos no desenvolvimento de soluções para melhoria da performance e segurança de dados de empresas de pequeno, médio e grande porte. Tendo como enfoque o atendimento das necessidades de clientes e parceiros, conta com uma equipe especializada, comprometida em gerar performance e qualidade nas soluções ofertadas.