Com o avanço da tecnologia e a necessidade de rapidez e bom atendimento para empresas, umas das alternativas concretas para esta demanda é o e-mail transacional. Ele está diretamente relacionado ao seguimento de uma determinada ação, como por exemplo e-mails de registro de conta, recibos, notas fiscais, alertas de serviço e mensagens de agradecimento de compra.

Este formato de comunicação é, de certa forma, uma mensagem de relacionamento que se assemelha a uma relação não-comercial, apesar de ser resultado de uma ação comercial, como uma inscrição em evento, um serviço contratado ou até um ingresso de cinema. Além disso, a estratégia facilita e traz benefícios ao remetente, que recebe um acompanhamento de todo o processo estabelecido.

 

 

E-mail transacional x E-mail de marketing

 

Apesar da relação entre empresa e cliente, o e-mail transacional se difere do e-mail de marketing, ferramenta direta de publicidade que funciona com normas e procedimentos pré-estabelecidos. Isso acontece porque este serviço possui a característica de “não-SPAM”, ou seja, ao invés da mensagem eletrônica mercadológica recebida e não solicitada pelo usuário, o e-mail transacional é personalizado, individualizado e com garantia de chegada, gerando uma documentação crucial da empresa, resultado de uma relação já existente.

 

 

O e-mail transacional como missão crítica

 

Para Rodrigo Maia, da Empresa Harpo Tecnologia de Dados, empresa especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, os e-mails transacionais de cunho informativo geram menos problemas caso não sejam entregues corretamente ao destinatário mas, em outros casos, são fundamentais e podem dificultar alguns processos. “No caso de uma transportadora, que depende deste e-mail para autorizar entregas de mercadorias, o e-mail transacional faz parte da missão crítica, pois se ele falhar pode comprometer todo o processo logístico”, afirma. Por isso, para não gerar danos, é preciso uma solução específica para a função, as principais nuvens do mercado disponibilizam o ambiente para que essa solução seja implantada. Esta tendência de tecnologia otimiza o trabalho entre a empresa e o cliente com credibilidade.

 

 

Sobre a HARPO

 

A Harpo apresenta novos conceitos no desenvolvimento de soluções para melhoria da performance e segurança de dados de empresas de pequeno, médio e grande porte. Tendo como enfoque o atendimento das necessidades de clientes e parceiros, conta com uma equipe especializada, comprometida em gerar performance e qualidade nas soluções ofertadas.