Como o Disaster Recovery pode salvar seus dados em situações emergenciais

Como o Disaster Recovery pode salvar seus dados em situações emergenciais

Acidentes acontecem nas grandes e nas pequenas empresas as vezes a diferença em como você lida com o problema está em um plano de Disaster Recovery. Já imaginou o que pode acontecer se suas instalações on premises forem danificadas por um incêndio e sua empresa perder todos os dados? Ou então se ocorrer um acidente com seu provedor de nuvem e você ficar fora do ar perdendo negociações? Ou ainda uma sobrecarga em seu sistema bem na época de compras de final de ano, quantas vendas seriam perdidas?  

Isso acontece e pode ser evitado.  

Uma queda de sistemas inesperada causada por um incêndio: foi isso que aconteceu na Europa semana passadaLeia a matéria a seguir e saiba como prevenir este tipo de transtorno com a consultoria da Harpo. 

O incidente

Na última quarta-feira, 10 de março, um dos principais Data Centers (DC) mundiais, o SBG-2, da OVH, pegou fogo e foi completamente destruído. O incidente derrubou milhares de sites e sistemas ao redor de todo o planeta. A OVH é a terceira maior provedora de serviços de data center global e líder de mercado na Europa.  

Já em seu primeiro comunicado aos clientes e à imprensa, Octava Klaba, CEO da OVH, avisouliguem seus planos de contingência e Disaster Recovery”, mostrando como planos de recuperação de dados e controle de incidentes são importantepara pequenas e grandes empresas. 

Disaster Recovery

Mas afinal de contas como funciona o sistema Disaster Recovery (DR)? Pense nele como o pneu estepe de um carro que assume as operações do ambiente digital e site de sua empresa caso haja algum problema inesperado ou até mesmo uma manutenção de rotina.  

Dessa maneira, não há perda de dados, delay no atendimento final ou tempo offline de sistema. Ao primeiro sinal de problema, o DR pode ser ativado, permitindo a recuperação e a continuidade do funcionamento do ambiente digital, pois ele atua como um ambiente de TI secundário de contingência, de maneira preventiva para que seus dados e sistemas vitais não sofram, impedindo o trabalho cotidiano da empresa e impactos financeiros. 

Um plano de Disaster Recovery deve ser pensado de acordo com a necessidade de cada cliente. Na Harpo, trabalhamos com a prevenção de problemas através de projetos DR cuja homologação conta com simulação de cenários de desastre, monitoramento e ciclos constantes de atualização e programação de viradas de ambiente com acompanhamento de nossa equipe especializada. 

Fotos do incêndio da OVG durante a madrugada de 12/03 (Créditos: Xavier Garreau/@xgarreau)

Impacto e próximos passos

Na comunidade brasileira, os desdobramentos do incêndio do SBG-2 não foram grandes uma vez que a maior parte dos usuários da OVH na América Latina utiliza os serviços dos Data Centers localizados nos EUA e no Canadá. 

Já no hemisfério Norte, a história foi outra, e o impacto do desligamento dos Data Center continua gerando repercussão em escala global. Podemos notar neste momento como como os planos de contingência e recuperação de cada cliente da OVH influenciam a situação. Enquanto algumas companhias ficaram fora do ar durante alguns momentos e já recorreram a seus sistemas de Disaster Recovery (DR), como diversos sites do governo francês, outros demoraram mais tempo para voltar ao ar, como foi o caso da mídia portuguesa Luso Jornal que ficou dois dias offline.  Houve também casos mais graves como os da companhia dejogos Facepunch que perdeu permanentemente todos os dados referentes a usuários europeus. 

E você, como lidaria com a situação?  

Saiba mais sobre o sistema de Disaster Recovery e como ele pode auxiliar sua companhia.
 
Entre em contato com nossos consultores e saiba como manter seus dados e sistemas operacionais mesmo em caso de incidentes.

MAIS INFORMAÇÕES?

Solicite contato de um dos nossos consultores.

    Portal de Notícias Harpo

    Acompanhe as publicações da Harpo saiba mais sobre o mercado de tecnologia

    O Business Process que otimizou as operações da Harpo

    O Business Process que otimizou as operações da Harpo

    Conheça o gerenciador de processos internos da NEXT SI, capaz de facilitar as operações diárias de sua empresa, analisar a produtividade de funcionários…
    Internet do quê? Como smart speakers facilitam o trabalho e a monitoria dos ambientes digitais.

    Internet do quê? Como smart speakers facilitam o trabalho e a monitoria dos ambientes digitais.

    Entenda como a Internet das Coisas age no dia a dia de sua empresa, auxiliando no monitoramento e segurança de seu ambiente digital.
    "Alexa, qual o status do meu ambiente?” A nova era das soluções de monitoramento Harpo

    "Alexa, qual o status do meu ambiente?” A nova era das soluções de monitoramento Harpo

    Saiba mais sobre a integração da Alexa com o HTC e conheça as facilidades que assistentes IA trazem para o seu negócio.
    Santa Casa de Marília: Transformação Digital e proteção do ambiente hospitalar

    Santa Casa de Marília: Transformação Digital e proteção do ambiente hospitalar

    A transformação digital se configura em uma mudança de paradigmas e conexões em diversas áreas. Intrínseca à vida do séc. XXI é necessário…
    Microsoft Teams atinge 145 milhões de usuários diários

    Microsoft Teams atinge 145 milhões de usuários diários

    Entenda como a o Home Office promoveu um crescimento de 353% no número de usuários da plataforma
    Microsoft libera atualização de segurança para Exchange Server

    Microsoft libera atualização de segurança para Exchange Server

    Entenda o lançamento dos novos patches de correção do Exchange Server, plataforma de e-mail empresarial da Microsoft, que corrige vulnerabilidades críticas de seu…