Brudden: resultados concretos da migração em cloud

86
Brudden: resultados concretos da migração em cloud

O avanço do ambiente de nuvem e a transformação digital no interior de São Paulo

Encarar as transformações de frente, buscar novas adaptações e possibilidade atualmente culmina em contínuo processos de transformações digitais das empresas.

Desafio e postura que a Brudden assume há anos e que agora se aprofunda em parceria com a Harpo. A companhia, com mais de 30 anos de trajetória, abriu 2020 apostando na migração completa de seu sistema interno para a nuvem ORACLE. Expressando as possibilidades tecnológicas de empresas no interior de São Paulo e todo o Brasil.

Brudden

Localizada em Pompéia, interior de SP, a Brudden é uma das principais empresas no ramo de equipamentos agrícolas e vem diversificando seu leque de atividades nos últimos anos. Hoje, além do ramo principal no agronegócio, atua também em equipamentos fitness e no campo náutico. 

Neste processo de ampliação, a segurança de dados e transformação digital se tornam um foco no escopo tecnológico da companhia. Mas como, de fato, viabilizar estes processos com a proteção e a escala necessária? 

A resposta passa por tornar viável parcerias com empresas com know-how garantido e conhecimento especializado.

Processo Contínuo

Joel de Almeida, CTO da Brudden, afirma que  desde 2012 o processo de migração para Cloud já estava no futuro da empresa. No começo da década, em meio à atualização do Data Center da companhia, a possibilidade de migração começou a rondar a Brudden. No entanto a falta de parcerias especializadas acabou por postergar o projeto. 

No entanto, em 2016, com a migração do sistema de banco de dados da companhia para nuvem, a situação se modifica. Trabalhando na busca pela vanguarda tecnológica, a Brudden se tornou uma das primeiras do interior de SP a migrar o SAP para a cloud.

O objetivo, como coloca Joel, é tornar a Brudden uma referência enquanto empresa digital. Mas como fazer a transformação de maneira segura e englobando  toda a companhia? 

Parceria Harpo-ORACLE

Em 2020 a Brudden firmou uma parceria com a Harpo para um processo de migração completa de seus sistemas para a Nuvem Oracle. Através de uma consultoria especializada, a Brudden agora consegue centralizar sua parceria de TI, uma vez que a Harpo passa a tomar conta de toda a manutenção e estabilidade de seu ambiente nuvem. 

Escolhendo a Nuvem Oracle, a empresa garante o melhor custo-benefício para seu ambiente cloud e se alinha a uma das principais empresas de tecnologia a nível global.

Benefícios Internos

Perceber que o setor de TI de uma companhia é parte estrutural das atividades finais é imprescindível neste momento de digitalização. O que não quer dizer que o TI de uma empresa deva apresentar alto nível de especialização em nuvem ou outras soluções, por exemplo. O importante é ter uma equipe que possa se debruçar em situações diretas, lidando com questões internas e não de sustentação.

A Brudden compreendeu essa diferença. Através da parceria com a Harpo, firma um processo B2B, no qual as empresas focam em seu CORE BUSINESS e facilitam o processo de ampliação de alcance da Brudden. Como coloca Joel, o processo é contínuo: “viemos pensando em infraestrutura, na migração para a cloud e fornecer para as áreas internas uma facilidade de expansão mais rapidamente.”

Joel de Almeida vai direto ao ponto: o negócio da Brudden não é TI, então nós não precisamos ter um time muito grande, nem queremos isso.” Ao confiar na Harpo, a empresa ganha mobilidade para seu time de TI: “as minhas preocupações hoje são problemas internos enquanto que a sustentação e manutenção do sistema e ambiente de dados fica por conta da equipe especializada da Harpo”, afirma. 

A centralização de parcerias é também um benefício concreto para a Brudden,  uma vez que facilita o contato e questões jurídicas para a empresa. Como explica Joel “ Hoje qualquer questão que eu tenho que resolver aqui, em relação a banco de dados, servidor, qualquer outra coisa eu falo com a Harpo.” Além de fortalecer parcerias regionais e todo o ambiente empresarial local, “Antes eu tinha parceiro de Goiânia, de São Paulo, de Curitiba, então tinha que tratar com várias empresas.”

Através da parceria centralizada com a Harpo, a Brudden fortalece uma política interna “nós temos a tradição de escolher empresas da nossa região para trabalhar com a gente.” e se beneficia técnica, financeira e geograficamente.

Custos Ocultos

Ponto importante da migração para cloud é seu impacto financeiro a longo prazo. Através da contratação de nuvem ORACLE é possível analisar caso a caso a necessidade de cada parceiro em relação a estrutura necessária.
 
Possibilidade que quebra a lógica de depreciação embutida no processo de atualização de Hardwares e DataCenter de uma companhia. O CTO da Brudden, Joel de Almeida, analisa que “a longo prazo (a migração) está sendo financeiramente vantajosa.” Permitindo que o remanejo de recursos e o foco na ampliação dentro do mercado de negócios. 
 
Como explica Joel “o primeiro passo para fazer essa transformação é estar estruturado fisicamente para isso.”
 

Webinar

Para saber mais sobre o case e a experiência de migração da Brudden, assista nosso Webinar Harpo e Oracle: Cloud, o que temos e como se preparar para essa inovação?

A discussão conta com a presença de Eduardo Teixeira, CEO da Harpo, Jaqueline Moraes e Lucrécia Furlanetto, especialistas da ORACLE e Joel de Almeida, CTO da Brudden.

 

54321
(0 voto. Média 0 de 5)