Com o aumento do volume de dados de arquivos, aplicativos e softwares, o backup de grandes volumes tem se tornado algo imprescindível no ambiente empresarial. Segundo uma pesquisa realizada pela EaseUs, a maioria dos casos de perda de dados acontece acidentalmente (44%), seguido de ações equivocadas (32%) e de falhas no sistema ou no fornecimento de energia (21%). As falhas, que podem ocorrer por um simples descuido, geram perdas irreparáveis  e, para garantir a segurança, integridade e disponibilidade das informações, é necessário estar atento a este sistema.

Sendo assim, não é possível imaginar uma corporação que consiga atender às suas demandas sem depender da tecnologia da informação, área que está em constante procura e crescimento.

 

 

Sistema de backup e sua importância

O sistema de backup consiste em um procedimento que, diariamente ou em datas específicas, cria cópias de segurança de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais. Para Rodrigo Maia, Consutor de Negócios da Harpo Tecnologia de Dados, empresa especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, o backup de grandes volumes é um projeto que não envolve apenas uma solução de software. “Envolve estratégia, planejamento, organização de dados e serviço profissional com mão de obra especializada”, afirma. Além disso, Rodrigo destaca que a organização pode colaborar no custo deste serviço, pois interfere na delimitação de urgência, ou não, do backup.

 

 

Tipos de Backup

As variedades nos tipos de backup mostram que existem diversas formas de executar este serviço, de acordo com a demanda necessária. Os principais são:

 

 

Completo

Modalidade mais comum, consiste na cópia/armazenamento de todos os arquivos do sistema. Os dados recebem uma etiqueta, indicando que já passaram por um backup.

 

 

Diferencial

É praticamente um complemento do último backup realizado. Tem como objetivo criar cópias dos dados criados/modificados.

 

 

Incremental

Utilizado para efetuar cópias de segurança em tempo real, o backup incremental é o mais indicado para grandes volumes de dados, pois é feito automaticamente.

 

 

Benefícios da nuvem

Uma das opções de backup de grandes volumes automático é o serviço pela nuvem, que fornece flexibilidade, segurança e possui um custo vantajoso. Trata-se de uma opção para quem deseja guardar seus dados em um ambiente remoto com a possibilidade de acesso a qualquer momento.

 

 

Sobre a HARPO

A Harpo apresenta novos conceitos no desenvolvimento de soluções para melhoria da performance e segurança de dados de empresas de pequeno, médio e grande porte. Tendo como enfoque o atendimento das necessidades de clientes e parceiros, conta com uma equipe especializada, comprometida em gerar performance e qualidade nas soluções ofertadas.