As vantagens da Performance Tuning

1141
As vantagens da Performance Tuning

A vida moderna exige rapidez em todos os aspectos, logo todos os processos de uma empresa também devem ser rápidos ou então ela pode perder tempo; e aquela máxima é sempre válida: tempo é dinheiro!

Por isso, é muito importante otimizar os processos de seu negócio e, nesse sentido, a chamada Performance Tuning é uma excelente solução. Essa ferramenta é voltada basicamente para a análise de desempenho e ajustes de processos com o objetivo de tornar procedimentos mais rápidos e que os mesmos possam consumir menos recursos de hardware como memória ou armazenamento.

No âmbito da Tecnologia da Informação, Tuning é sinônimo de otimização processos. Além disso, em bancos de dados, onde a Performance Tuning é mais usada, seu grande foco é tornar as respostas mais rápidas, refletindo diretamente na velocidade com que a aplicação é executada e, consequentemente, aumentando a produtividade de um funcionário que espera menos para obter o relatório que deseja, por exemplo.

A Harpo, empresa especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, utiliza a Performance Tuning para propor e aplicar mudanças nos ambientes corporativos de seus clientes, visando a otimização de desempenho na recuperação ou alteração de banco de dados.

Outras vantagens

É comum acreditarem que a Performance Tuning tem como única utilidade otimizar processos, no entanto, é importante lembrar que ela possui outras vantagens. O Tuning pode ser utilizado também para evitar investimentos desnecessários em hardware ou contratação em demasia de recursos de nuvem. Por exemplo, quando um servidor web está em sua carga máxima, a primeira solução aparente é ampliar recursos para comprar um novo servidor, no entanto, com a Performance Tuning ele pode passar por ajustes finos que permitirão colocar muitos mais sites hospedados neste servidor, evitando assim uma nova compra e gerando economia.

Além disso, uma análise criteriosa e a reestruturação das políticas de backup podem economizar milhares de reais em custos de armazenamento e tráfego de rede. A Performance Tuning pode, inclusive, melhorar os indicadores (KPIs) de desempenho dos processos de negócio das empresas, por tornar seus processos de T.I. mais rápidos e menos custosos.

Como tudo em TI, para fazer um bom trabalho é preciso de especialização e a Harpo possui uma equipe qualificada para atuar em todas as etapas da Performance Tuning e seguir rigorosamente todos os processos: entender o problema, elaborar o diagnóstico, aplicar técnicas adequadas e encontrar a solução.

54321
(9 votos. Média 4.5 de 5)