Acidentes acontecem nas grandes e nas pequenas empresas as vezes a diferença em como você lida com o problema está em um plano de Disaster Recovery. Já imaginou o que pode acontecer se suas instalações on premises forem danificadas por um incêndio e sua empresa perder todos os dados? Ou então se ocorrer um acidente com seu provedor de nuvem e você ficar fora do ar perdendo negociações? Ou ainda uma sobrecarga em seu sistema bem na época de compras de final de ano, quantas vendas seriam perdidas?
Isso acontece e pode ser evitado.
Uma queda de sistemas inesperada causada por um incêndio: foi isso que aconteceu na Europa semana passada. Leia a matéria a seguir e saiba como prevenir este tipo de transtorno com a consultoria da Harpo.
Na última quarta-feira, 10 de março, um dos principais Data Centers (DC) mundiais, o SBG-2, da OVH, pegou fogo e foi completamente destruído. O incidente derrubou milhares de sites e sistemas ao redor de todo o planeta. A OVH é a terceira maior provedora de serviços de data center global e líder de mercado na Europa.
Já em seu primeiro comunicado aos clientes e à imprensa, Octava Klaba, CEO da OVH, avisou: “liguem seus planos de contingência e Disaster Recovery”, mostrando como planos de recuperação de dados e controle de incidentes são importantes para pequenas e grandes empresas.
We have a major incident on SBG2. The fire declared in the building. Firefighters were immediately on the scene but could not control the fire in SBG2. The whole site has been isolated which impacts all services in SGB1-4. We recommend to activate your Disaster Recovery Plan.
— Octave Klaba (@olesovhcom) March 10, 2021
Mas afinal de contas como funciona o sistema Disaster Recovery (DR)? Pense nele como o pneu estepe de um carro que assume as operações do ambiente digital e site de sua empresa caso haja algum problema inesperado ou até mesmo uma manutenção de rotina.
Dessa maneira, não há perda de dados, delay no atendimento final ou tempo offline de sistema. Ao primeiro sinal de problema, o DR pode ser ativado, permitindo a recuperação e a continuidade do funcionamento do ambiente digital, pois ele atua como um ambiente de TI secundário de contingência, de maneira preventiva para que seus dados e sistemas vitais não sofram, impedindo o trabalho cotidiano da empresa e impactos financeiros.
Um plano de Disaster Recovery deve ser pensado de acordo com a necessidade de cada cliente. Na Harpo, trabalhamos com a prevenção de problemas através de projetos DR cuja homologação conta com simulação de cenários de desastre, monitoramento e ciclos constantes de atualização e programação de viradas de ambiente com acompanhamento de nossa equipe especializada.
Na comunidade brasileira, os desdobramentos do incêndio do SBG-2 não foram grandes uma vez que a maior parte dos usuários da OVH na América Latina utiliza os serviços dos Data Centers localizados nos EUA e no Canadá.
Já no hemisfério Norte, a história foi outra, e o impacto do desligamento dos Data Center continua gerando repercussão em escala global. Podemos notar neste momento como como os planos de contingência e recuperação de cada cliente da OVH influenciam a situação. Enquanto algumas companhias ficaram fora do ar durante alguns momentos e já recorreram a seus sistemas de Disaster Recovery (DR), como diversos sites do governo francês, outros demoraram mais tempo para voltar ao ar, como foi o caso da mídia portuguesa Luso Jornal que ficou dois dias offline. Houve também casos mais graves como os da companhia dejogos Facepunch que perdeu permanentemente todos os dados referentes a usuários europeus.
E você, como lidaria com a situação?
Saiba mais sobre o sistema de Disaster Recovery e como ele pode auxiliar sua companhia.
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