Encarar as transformações de frente, buscar novas adaptações e possibilidade atualmente culmina em contínuo processos de transformações digitais das empresas.
Desafio e postura que a Brudden assume há anos e que agora se aprofunda em parceria com a Harpo. A companhia, com mais de 30 anos de trajetória, abriu 2020 apostando na migração completa de seu sistema interno para a nuvem ORACLE. Expressando as possibilidades tecnológicas de empresas no interior de São Paulo e todo o Brasil.
Localizada em Pompéia, interior de SP, a Brudden é uma das principais empresas no ramo de equipamentos agrícolas do país e vem diversificando seu leque de atividades nos últimos anos. Hoje, além do ramo principal no agronegócio, atua também em equipamentos fitness e no campo náutico.
Neste processo de ampliação, a segurança de dados e transformação digital se tornam um foco no escopo tecnológico da companhia. Mas como, de fato, viabilizar estes processos com a proteção e a escala necessária?
A resposta passa por tornar viável parcerias com empresas com know-how garantido e conhecimento especializado.
Joel de Almeida, CTO da Brudden, afirma que desde 2012 o processo de migração para Cloud já estava no futuro da empresa. No começo da década, em meio à atualização do Data Center da companhia, a possibilidade de migração começou a rondar a Brudden. No entanto a falta de parcerias especializadas acabou por postergar o projeto.
Em 2016, com a migração do sistema de banco de dados da companhia para nuvem, a situação se modifica. Trabalhando na busca pela vanguarda tecnológica, a Brudden se tornou uma das primeiras do interior de SP a migrar o SAP para a cloud.
O objetivo, como coloca Joel, é tornar a Brudden uma referência enquanto empresa digital. Mas como fazer a transformação de maneira segura e englobando toda a companhia?
Em 2020 a Brudden firmou uma parceria com a Harpo para um processo de migração completa de seus sistemas para a Nuvem Oracle. Através de uma consultoria especializada, a Brudden agora consegue centralizar sua parceria de TI com a Harpo passando a tomar conta de toda a manutenção e estabilidade de seu ambiente nuvem.
Perceber que o setor de TI de uma companhia é parte estrutural das atividades finais é imprescindível neste momento de digitalização. O que não quer dizer que o TI de uma empresa deva apresentar alto nível de especialização em nuvem ou outras soluções, por exemplo. O importante é ter uma equipe que possa se debruçar em situações diretas, lidando com questões internas e não de sustentação.
A Brudden compreendeu essa diferença. Através da parceria com a Harpo, firma um processo B2B, no qual as empresas focam em seu CORE BUSINESS e facilitam o processo de ampliação de alcance da Brudden. Como coloca Joel, o processo é contínuo: “viemos pensando em infraestrutura, na migração para a cloud e fornecer para as áreas internas uma facilidade de expansão mais rapidamente.”
Joel de Almeida vai direto ao ponto: o negócio da Brudden não é TI, então nós não precisamos ter um time muito grande, nem queremos isso. Ao confiar na Harpo, a empresa ganha mobilidade para seu time de TI: “as minhas preocupações hoje são problemas internos enquanto que a sustentação e manutenção do sistema e ambiente de dados fica por conta da equipe especializada da Harpo”, afirma.
A centralização de parcerias é também um benefício concreto para a Brudden, uma vez que facilita o contato e questões jurídicas para a empresa. Como explica Joel “ Hoje qualquer questão que eu tenho que resolver aqui, em relação a banco de dados, servidor, qualquer outra coisa eu falo com a Harpo.” Além de fortalecer parcerias regionais e todo o ambiente empresarial local, “Antes eu tinha parceiro de Goiânia, de São Paulo, de Curitiba, então tinha que tratar com várias empresas.”
Através da parceria centralizada com a Harpo, a Brudden fortalece uma política interna “nós temos a tradição de escolher empresas da nossa região para trabalhar com a gente.” e se beneficia técnica, financeira e geograficamente.
A Harpo tem realizado uma série de Webinars em parceria com a Oracle para debater diversos aspectos da transformação digital e a gestão de TI.
A discussão conta com a presença de Eduardo Teixeira, CEO da Harpo, Jaqueline Moraes e Lucrecia Furlanetto, especialistas da ORACLE e Joel de Almeida, CTO da Brudden.
Em um debate de uma hora discutimos sobre o impacto da Infraestrutura de TI e como ela precisa estar alinhada à estratégia produtiva e competitiva da companhia. Entenda aqui tudo o que você precisa saber sobre a jornada de migração para Cloud, com depoimentos de quem entende do assunto e, também, já aderiu a essa nova tendência tecnológica.