Considerado a nova fronteira da era digital, o armazenamento em nuvem vem em pleno fortalecimento e expansão nas últimas décadas. Empresas ponta de linha no desenvolvimento de softwares e hardwares de segurança de dados, como a Oracle, se especializam cada vez mais em engenharia de nuvens, transformando o cenário do mercado privado, estatal e mais recentemente o dia a dia do próprio indivíduo.
Mas o que de fato é o armazenamento em nuvem, quais as aplicações dele em nosso dia a dias e mais especificamente como ele afeta o mercado de trabalho da tecnologia? Para sanar essas e outras questões o colaborador da Harpo e desenvolvedor Pedro Domingues estará no IV TecnoITE para bater um papo com a comunidade acadêmica e demais interessados.
A quarta edição do TecnoITE marca o debate sobre o Dia do Profissional de Sistema de Informações, comemorado no 14 de Março. O encontro organizado anualmente pelo Instituto Toledo de Ensino promove o debate entre empresas do setor tecnológico, comunidade acadêmica e demais interessados.
Chefiado pelo Prof. Dr. Anderson Talon, coordenador dos cursos de Sistema de Informações e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ITE.
Segundo Pedro, que trabalha na área há cerca de 2 anos, “A nuvem será cada vez mais próxima da vida das pessoas. Mas apesar de ser bastante difundida ainda é vendida como um bicho de sete cabeças para muita gente que está de fora.” O objetivo da palestra é mostrar que a nuvem já é parte integral do nosso cotidiano “Desde as aplicações do dia a dia, como por exemplo o Google Fotos – que a pessoa sabe que as fotos estão indo para a nuvem. Mas, o que é a nuvem, como funciona, que raios é isso? O objetivo é mostrar o que é a nuvem e quem opera isso. Simplificando a ideia de nuvem para as pessoas.”
A Harpo trabalha a cerca de 15 anos para garantir a segurança de dados e está à frente do processo de migração para nuvens, trabalhando com pequenas e grandes empresas de todo o Brasil, além de computadores e proteção individual. Levamos em conta a importância do trabalho do desenvolvedor e sua proximidade com tendências do mercado de tecnologia.
Para Pedro o sistema de nuvens “É um negócio que eles (desenvolvedores) vão ter que aprender a lidar, como funciona” e dá a dica sobre como os estudantes podem se aproximar do sistema “Como qualquer coisa na área de TI é botando a mão pra testar. Ficar ouvindo só na teoria não adianta, tem que testar.”. Além disso é necessário aproveitar as oportunidades online “Justamente para isso (os testes) existem, os Free Trial tanto da ORACLE quanto da GOOGLE. Tem o OVH lá que já é pra você criar sua conta, testar e entender como funciona.”
A Harpo entende a importância do apoio, financiamento e aproximação com os centros educacionais de Bauru e região. Agradecemos o convite para a participação da quarta edição do TecnoITe.
Para saber mais sobre a nova fronteira do mundo digital e o dia a dia de um desenvolvedor envolvido de cabeça no processo, convidamos a todos para o IV TecnoITE, uma noite de palestras, discussões e muito aprendizado